Maria Thereza Pinel
Dia 30 – qual(is) livro(s) você está lendo agora?
Estou lendo o "A Sombra da Guilhotina", de Hilary Mantel. Até então estou gostando muito, talvez por ser uma das matérias da História que eu mais me interesso. Estou bem no início ainda (considerando que o livro tem 800 páginas, estar na 100ª é estar no início).
Não sou muito fã de ler vários livros ao mesmo tempo. Gosto mesmo é de ler um de cada vez. É melhor para poder se entregar à história e aos personagens. 
Foda mesmo está sendo achar tempo para lê-lo, mas vamos, que vamos! Quando a faculdade começar então, quero só ver!!!

E esse foi o fim do meme literário! Espero voltar em breve, agora com a tal conversa fiada que eu andei fazendo propaganda por ai!

Beijinho!!!

 
Marcadores: 4 comentários | edit post
Maria Thereza Pinel
Dia 29 – um escritor que você adora e um que você detesta 
Digamos que eu adoro o Bernard Cornwell! Adorei a maneira descritiva dele e o quanto ele nos cativa com a sua maneira de escrita. Muito, muito bom! Sem falar, claro, que os temas principais dele (da época medieval, batalhas e etc me agradam muito).
Agora, detestar algum autor é difícil, porque para isso eu teria que ter lido muitas obras de um mesmo autor para poder criticá-lo de fato, mas já que tenho que escolher: não fiquei muito fã da escrita de Adolfo Caminha ( o único livro dele que eu li foi Bom Crioulo). Ele escreve de forma muito sucinta... meio resumida. Sei lá. Talvez tenha sido só esse livro mesmo, mas foi quem me veio à cabeça no momento.
Maria Thereza Pinel
Dia 28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu
O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
Já ouvi falar tanto dele, já o peguei umas 3 vezes para ler, mas nunca o fiz de fato!
Não sei porque nunca cheguei a lê-lo. Às vezes o vejo no meu armário, deixo ao lado da minha cama, mas algum outro livro mais interessante surge!
Fazer o que?
Um dia ainda hei de lê-lo.
Maria Thereza Pinel
Dia 27 – se um livro tem ___, você sempre lê:
Mistério; Aquele livro que embala a gente numa viagem em que você se esquece de comer, ir ao banheiro e dormir! Muitos (ou a maioria) dos que falei aqui tem isso, vou citar alguns:
O vendedor de armas - Hugh Laurie
Desventuras em série - Lemony Snicket
Harry Potter - J.K. Rowling
O segredo do anel - Kathleen Mcgowan
Anjos e Demônios e Código da Vinci - Dan Brown
A crônica da casa assassinada - Lúcio Cardoso


Entre vááários outros! 
Afinal, quem não curte um mistério?



Maria Thereza Pinel
Dia 26 – um livro que você gostaria de ter escrito
Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso.
Claro que tem livros muito bons, e muito envolventes, mas esse seja talvez um dos livros mais bem escritos que já li, de um modo geral. Abordou romance (sentimento mesmo), mistério, deixou uma dúvida no ar, além de ser um verdadeiro quebra-cabeça, ou seja, muito, mas muito inteligente e bem bolado. Algo do tipo que eu gostaria de ter escrito, sem dúvidas.
Maria Thereza Pinel
Dia 25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”
Os livros não estão em ordem 
1 -Saga Crapúsculo (que na verdade são 4 livros): Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, de Stephenie Meyer 
2 - O Inimigo de Deus e Excalibur, da trilogia As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell
3 - Diário de um grávido, de Renato Kaufmann
4 - O Perfume: História de um Assassino, de Patrick Suskind
5 - Coleção Poderosa, de Sérgio Klein


São tantos, e tantos, que é difícil até de pensar em 5 (que na verdade são quase 15 se for contar cada livro em si!)
Marcadores: 1 comentários | edit post
Maria Thereza Pinel
Dia 24 – uma citação de livro que você gosta
"A Disneylândia não foi criada por uma mente infantil: foi sempre um diálogo com adultos honestos, aqueles que não se envergonham de ser crianças... Em que idade deixamos de ser crianças? Aos 6, 18, 30, 60 anos? Se formos honestos, nunca: a curiosidade, o entusiasmo, a vontade de chorar e rir são virtudes das crianças... Um adulto que é incapaz de ser criança não pode sentir prazer na vida... O importante é não envelhecer nunca!!!" de A magia do Império Disney, de Ginha Nader


Esse livro é cheio de citações maravilhosas! =D
Maria Thereza Pinel
Dia 23 – uma personagem irritante
Conde Olaf do Desventuras em Série, de Lemony Snicket.
Sem dúvidas, esse é o personagem mais irritante e estúpido da face da Terra!
Imaginem só, são 13 livros e, em todos, ele tem a manha de deixar qualquer um louco pra socá-lo até a morte! (ups)


Pelo menos no filme ele foi lindamente interpretado pelo Jim Carrey! Ficou excelente! =D

Maria Thereza Pinel
Dia 22 – casal literário favorito
Tento sair de Harry Potter, mas dessa vez não foi possível!
Os casais dessa série são ótimos: Harry e Gina (meu preferido, porque eu sou super fã da Gina, desde que ela apareceu na série torcia para que ela ficasse com o amado Harry); Hermione e Rony e Tonks e Lupin são ótimos também! ADORO!


Ér.... estou precisando ler mais livros românticos!
ups.

Maria Thereza Pinel
Dia 21 – um livro guilty pleasure
Antes de começar, o que seriam livros guilty pleasure?, eu me perguntei.
Fui ao blog da Val Gouveia, de onde tirei o Meme, e lá ela tinha uma explicação dada por uma colega: "são livros considerados “toscos”, pela maioria das pessoas, e que você lê, sentindo culpa e ao mesmo tempo prazer".
Sendo assim, o meu guilty pleasure é Poderosa, de Sergio Klein. Não que ele seja considerado tosco, mas é infantil, mas eu li o primeiro e gostei. Pretendo ler os outros! =P hehe
Maria Thereza Pinel
Dia 20 – um final de livro surpreendente
O segredo do Anel: O Legado de Maria Madalena. Kathleen Mcgowan
Já falei dele por aqui, e como prefiro não dar espoiler, é melhor vocês lerem. A pergunta é auto-explicativa para a resposta: final é surpreendente!
Marcadores: 0 comentários | edit post
Maria Thereza Pinel
Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto
A Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, citado ontem.
Depois que o li, mudei um certo pré-conceito que tinha sobre a literatura brasileira, a qual só vem me surpreendendo cada vez mais. Quanto mais conheço, mais me apaixono. Sim; além deste, Helena, de Machado de Assis também excedeu minhas expectativas, sem falar no Pde. Antônio Vieira com seus inteligentíssimos sermões, nos contos da Lygia Fagundes Telles.... entre outros, vários outros.


Sim, conheço pouco, apenas os livros de vestibular basicamente (puc, ufmg, cefet, coltec). Mas se o objetivo deles é que valorizemos mais a nossa cultura e literatura, podem considerar trabalho cumprido comigo, porque a partir dessas obras me interessei e estou ansiosíssima para conhecer mais a fundo tudinho no meu curso de letras (que começa mês que vem)


Enfim, não foi o assunto do livro em si, mas a maneira escrita. 


ps: Não posso deixar de citar Poliana, de Eleanor H. Porter, mais uma vez, afinal, a filosofia contida no livro é de mudar a cabeça de qualquer um!



Maria Thereza Pinel
Dia 18 – um início de livro que você gosta
Gosto de livros que começam do fim, ou então com algum mistério no ar. Foi o caso de A Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso. 
Livro que li no meu primeiro vestibular em 2009; excelente, com uma escrita fantástica, perfeito!


Recomendo de mais, porque esse autor tem muuuita manha!
Eu ainda quero ler outros livros dele, e lerei!
Maria Thereza Pinel
Dia 17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu: para namorar, casar, amassar, ter um love ou coisa do tipo.
Ok, Ok, ok... pensei e não consegui pensar em um personagem sequer!
Então... resolvi dar uma resposta falcatrua mesmo. Eu e o meu namorado, o Lucas, assistimos o seriado The Vampire Diaries, que é inspirado em livros da autora americana Lisa Jane Smith.
No seriado há um personagem com o qual eu namoraria, me casaria, amassaria, teria um love, ou coisa do tipo: Damon Salvatore.
Ok, vamos combinar que o ator ajuda bastante para que o Damon seja o escolhido, mas a escolha está feita e é isso ai!


Ainda lerei os livros, e espero manter a decisão! =D



Maria Thereza Pinel
Dia 16 – um livro que você gostou e que virou filme
Anjos e Demônios, de Dan Brown.
Claro que eu poderia ter falado VÁÁÁRIOS outros, mas Anjos e Demônios foi um dos que eu fiquei apaixonada pelo livro, e fui na estréia quando saiu o filme, que, ao meu ver, ficou excelente - o que não foi o caso em O Código da Vinci.


Tem também o filme que saiu de Desventuras em Série, de Daniel Handler (ele usa o heteronônio de Lemony Snicket), que, apesar de contar bem por alto a história de 3 livros em um filme, ficou perfeito!!!! Só não coloquei ele como principal porque ainda faltam mais 10 livros para serem filmados, e que eu estou esperando eternamente! 
Maria Thereza Pinel
Dia 15 – um livro que te conforta: aquele que você gosta de ler quando está triste, jururu, beiçuda com o mundo. O livro-chocolate da sua vida.
A magia do império Disney, de Ginha Nader
É um livro que explica primeiro um pouco da biografia de Walter Elias Disney, para entendermos o que o fez querer criar a Disney e como isso aconteceu aos poucos em sua vida; Depois fala um pouco do contexto histórico e os motivos que levaram a Disney a ter tanta fama e ser tão bem aceita por todo o mundo, e depois fala de alguma estratégias empreendedoras que fazem com que ela tenha sucesso crescente até hoje.


Bom, de qualquer forma, qualquer coisa que se relacione com Disney me conforta. Prefiro ouvir música ou ver um filme nessas horas, mas já que estamos falando de livros... 
Maria Thereza Pinel
Dia 14 – personagem de livro favorita
Em todos os livros temos algum personagem favorito. Eu sou das que se encantam pelos coadjuvantes. Mas uma personagem marcante é Nimue de Crônicas de Artur do Bernard Cornwell (excelente autor, diga-se de passagem)
Só lendo para entender o quanto a Nimue é foda, em todos os sentidos! =D
Tem determinação e lealdade; é forte e destemida. A bravura e coragem em pessoa! Enfim, é a merecedora de personagem favorita!
Maria Thereza Pinel
Dia 13 – um livro que você gostaria que virasse filme
Todos, pode?
Ao mesmo tempo que eu AMO livros, AMO também os filmes. Mas enfim, bora escolher um (ou uns), né.
Tem a trilogia das "Crônicas de Artur", de Bernard Cornwell que dariam ótimos filmes de guerra medieval.
O já citado "O vendedor de armas", de Hugh Laurie seria excelente, bem do estilo de Anjos e Demônios.
E tem um bom de suspense que seria "O que os mortos sabem", de Laura Lippman.


Mas, com eu disse, se dependesse de mim 99% dos livros virariam filmes. A imaginação é boa, mas quando a gente tem a imagem concreta às vezes é melhor ainda.



Maria Thereza Pinel
Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém
Pensei, pensei, pensei, e não consigo pensar em algum livro que me lembre alguém.
Existem livros que estão relacionados à algumas pessoas (normalmente às pessoas que me deram tal livro). Mas não lembro mesmo se algum livro me lembra alguém. 


Talvez "Helena", do Machado de Assis, me lembre os meus amigos do 2º ano do ensino médio, pois fizemos um trabalho de representação dele. Ao invés de filmarmos, tiramos fotos das cenas, e gravamos um resumo em forma de narração do livro. Ficou excelente e foi muito gostoso fazê-lo. Eu fui a Helena! Tenho certeza que jamais me esquecerei disso.
Maria Thereza Pinel
Dia 11 – seu tipo de livro favorito
Gostar, gosto de todos basicamente, mas os preferidos são os romances policiais.
Daqueles que te prendem na leitura do início ao fim, com algum mistério ou fato que atinam a nossa curiosidade e a gente acaba deslizando pelo livro até que de repente passamos o dia inteiro lendo e nos sentimos o próprio personagem! Uma delícia!
Muitos livros de outros estilos tem esse efeito também, mas já que é para escolher um tipo específico, ai está.
Maria Thereza Pinel
Dia 10 – um livro que você não terminou de ler
Como eu já disse de Reinações de Narizinho anteriormente, lembro de um livro que se chama "O escaravelho do diabo" de Lúcia Machado de Almeida, que a minha mãe insistia para eu ler, mas também não consegui, pois achava chato. Não lembro nem sobre o que era. Pensando bem, quero tentar lê-lo novamente (assim como tentarei ler Reinações de Narizinho também). Mas são, de longe, os próximos da big lista!
Marcadores: 0 comentários | edit post
Maria Thereza Pinel
Dia 09 – a melhor cena que você já leu
A verdade é que em cada livro alguma cena me impressiona. Mas eu tenho o péssimo defeito de esquecer ou confundir cenas. Com certeza tem várias nos livros medievais que eu já li (como O Rei do Inverno e O Rei de Ferro), mas alguma que eu consegui lembrar agora, foi no Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando a Molly Weasley dá um tapa na cara da Bellatrix Lestrange depois desta tentar ferir Gina Weasley. Foda! Adoro essas cenas de vingança, ou de estouro de algum personagem mais coadjuvante que acaba fazendo algo inesperado. Melhor do que qualquer cena de vitória de um herói ou protagonista, visto que isso já é o esperado.


ps: fazendo esse questionário estou vendo que preciso voltar a ler urgentemente, estou ficando sem livros novos.... apesar de lembrar bem por alto sobre muitos (como eu disse antes, acabo confundindo tudo), não é o suficiente para eu responder as perguntas. 
Maria Thereza Pinel
Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Poliana (ou Pollyanna) de Eleanor H. Porter.
Como disse no primeiro dia desse Meme, esse livro me surpreendeu muito pois não esperava nada dele, e me trouxe tamanha lição de vida, válida para qualquer um que pense um pouco a respeito das atitudes da Poliana, e extremamente útil para todas as pessoas do mundo que, inevitavelmente, passam por momentos difíceis na vida.

Recomendo para todo mundo que saiba ler e tenha condições de interpretar com uma reflexão interna: homens, mulheres, crianças, adultos, idosos... T O D O S!

Se não leu ainda, leia! Vale a pena!
Maria Thereza Pinel
Dia 07 – um livro que achou difícil de ler: o difícil pode ser tecnicamente (ortografia, estilo) ou emocionalmente.
Bom Crioulo, de Adolfo Caminha
Além de uma história um tanto quanto chata, apesar de lidar com várias críticas sociais da época e que são ainda atuais, a linguagem e o modo de escrita são totalmente desagradáveis, pelo menos comparado aos livros que estou acostumada a ler, regados de descrições e detalhes contínuos. Sem falar na monotonia da leitura. Se não fosse livro do vestibular da UFMG de 2010 (quando eu passei para física) não teria dado continuidade ao mesmo.


Uma vez minha professora de português do 2º ano do ensino médio disse: "Se começar a ler um livro, e não gostar da leitura, termine de lê-lo pelo menos para ter argumentos para criticá-lo". Frase super sábia e que me vem à cabeça sempre que tenho um livro novo em mãos, desde então. (Frase dita pois teríamos que ler O Sermão da Sexagésima do Pde. Antônio Vieira, e muitos alunos estavam reclamando. Um pouco complicada a leitura, mas um sermão inteligentíssimo e muito bem escrito e estruturado. Li para criticar, e terminei reverenciando o autor. Esse tipo de surpresa é sempre bem vindo.).
Maria Thereza Pinel
Dia 06 – capa de livro favorita
Para falar a verdade não tenho uma capa de livro favorita... mas é incontestável a importância da capa na composição do livro (não é a toa que me interesso tanto por editoração).
Enfim, recentemente comprei um livro pela capa, se chama "O que os mortos sabem", de Laura Lippman. Uma outra capa que sempre ficou em minha memória foi de "O segredo do Anel: Legado de Maria Madalena", de Kathleen Mcgowan.
Mas vivo me encantando com as capas dos livros, a-do-ro! =D Talvez por isso eu não tenha uma favorita!
Maria Thereza Pinel
Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido
Várias imagens e partes de livros passam pela minha mente, porém não consigo me lembrar do nome. Eram aqueles livrinhos com uma frase somente em cada página. Lembro que eu adorava um que ia falando "essa é a sua casa, essa é a sua rua, esse é o seu bairro, essa é a sua cidade, esse é o seu estado... até chegar no universo, mostrando o Planeta Terra".  
Lembro também de uma coleção que se chamava "Minhas Primeiras Leiturinhas" ou alguma coisa do tipo, eram um tanto de livrinhos curtinhos também.


Mas, como já disse anteriormente, o primeiro livro com história e maior que eu peguei para ler (mas não terminei de ler) foi o Reinações de Narizinho, do Monteiro Lobato.
Alguém ai lembra o nome do primeiro livro mesmo que leu??

Maria Thereza Pinel
Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez
Harry Potter e o Cálice de fogo (na primeira vez que eu li, era muito nova e quando parei para pensar não estava entendendo direito e nem lembrando o que tinha acontecido no início. Reli quando lançou o livro 5).
Harry Potter e o Príncipe Mestiço (reli quando lançou o 7º livro para relembrar os fatos).
Marcadores: 0 comentários | edit post
Maria Thereza Pinel
Dia 03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses 
O vendedor de armas de Hugh Laurie.

A verdade é que não li muito nos últimos 12 meses... foram os livros do vestibular, esse, uns sobre maternidade... e não lembro se teve outro! =P
É um romance policial que li no primeiro semestre, já que sou viciada em House, e vi que o Hugh Laurie tinha escrito um livro, cujo protagonista era inspirado no próprio House, comprei sem pensar duas vezes.
O livro é ótimo e recomendo para quem gosta (e também para quem não gosta) de romances policias. É um pouco confuso (ou então eu é que estava sem concentração devido à gravidez), mas nada de outro mundo. Esse vale MUITO a pena, super recomendo!

Maria Thereza Pinel
Dia 02 – um livro que te fez chorar:
Harry Potter e a Ordem da Fênix - morte do Sirius Black

A verdade é que acho muitas histórias tristes, mas chorar mesmo só quando eu estou muito envolvida (como aconteceu na saga do Harry Potter) ou quando o que leio me cutuca de alguma maneira. Se não me engano devo ter chorado em algum livro de Desventuras em Série... mas não me recordo qual, e nem porque. Com certeza já chorei em outros livros, mas os que me marcaram foram esses 3 episódios.
Maria Thereza Pinel
Nada melhor para iniciar o blog do que um Meme Literário que vi no blog de uma amiga, a Val Gouveia.


(pausa)
Algo me intrigou: o que é realmente um meme
Joguei no Sr. Google e achei isso: "Meme é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa." Ou seja, essas correntes de fotolog, orkut, blog e agora facebook, também conhecidos como Meme.
(despausa)


A idéia é responder uma pergunta por dia. São 30 perguntas, logo, esse Meme dura um mês (tempo bastante para quem precisa se ajeitar de diversas maneiras, ou seja, eu).
Chega de enrolação, aqui vamos nós:

Dia 01 – um livro que te surpreendeu completamente:


Poliana (ou Pollyanna) de Eleanor H. Porter.
Minha mãe me presenteou com tal livro quando eu tinha cerca de 11 anos - a idade da Poliana. Nossos gostos nunca bateram e por isso não esperava muito do livro, mas comecei a lê-lo, como fazia (e ainda faço) quando tenho um livro às mãos.
Me marcou profundamente e eu aprendi mais do que imaginava com o livro. Gostei muito, tanto que comprei logo o Poliana Moça (continuação). É tão inacreditável a maneira como ela vê o mundo, e tão bonito, que resolvi seguir seus passos. Até hoje penso nela quando algo de ruim me acontece, e tem dado muito certo e me feito muito bem.
Recomendo para todas as pessoas, de qualquer idade! 


X  Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato.
          Pois então, tenho que admitir que não consegui finalizar a leitura de tal livro. Lembro que foi o primeiro livro meesmo que peguei para quando aprendi a ler. Mais uma vez, presente da minha mãe. Fiquei super empolgada, como qualquer criança recém-alfabetizada, até porque eu conhecia a história do Sítio do Pica-pau Amarelo, e gostava muito. Acontece que a leitura não fluía, e nada daquilo me interessava. Parei na metade e nunca mais o vi em minha frente. Talvez esteja na hora (na verdade, mais do que na hora) de tentar lê-lo novamente, né?


Arrivederci!